6.6.13

INFERNO - DAN BROWN


Dan Brown novamente voltou a ser assunto no meio literário, talvez nunca tenha saído, mas, com o lançamento de seu novo livro, INFERNO, as vitrines das livrarias voltam a ser seu palco. Depois de ficar mundialmente famoso com o megaseller, O CÓDIGO DA VINCI, seus outros lançamentos também ficaram conhecidos, nessa lista se incluem, FORTALEZA DIGITAL (seu primeiro livro), PONTO DE IMPACTO, ANJOS E DEMÔNIOS e O SÍMBOLO PERDIDO.

A característica principal de Brown é levantar assuntos, digamos, polêmicos, como igreja e maçonaria, suas primeiras obras (Fortaleza Digital e Ponto de Impacto) talvez fujam um pouco  dessa regra, embora, não totalmente, afinal, falar dos bastidores da Agência de Segurança Nacional Americana (NSA) e da maior agência espacial do mundo (NASA) pode não gerar tantos comentários quanto dizer que Jesus não é filho de Deus, porém, é o bastante para prender o leitor na história.

Além de "temas" polêmicos, outra característica bastante marcante nos livros dele, é sem dúvida a construção dos personagens. Sendo eles, cativantes, inteligentemente construídos e com personalidades bem definidas, como é o caso do protagonista de quatro das seis obras,  o professor de simbologia de Harvard Robert Langdon.



No novo livro de Brown, Langdon volta a ser o protagonista da história. Depois de sobreviver a uma caçada humana, uma explosão de antimatéria e de um vilão perturbado por símbolos, o professor Chuck Norris (desculpe o trocadilho) acorda sem memória em um hospital em Veneza. Mal sabe ele que uma conspiração fruto de um membro transhumanista pretende disseminar um vírus no mundo, com o objetivo de eliminar grande parcela da população. Tal genocídio é justificado pela teoria Malthusiana da superpopulação, ou seja, tem gente demais no mundo.

Enquanto Robert foge do hospital de pessoas que querem matá-lo (novamente eles querem matá-lo), ele precisa recuperar sua memória e desvendar os misteriosos enigmas que se encontram com ele. Outra figura marcante nas narrativas de Dan Brown, é a presença da personagem feminina, em INFERNO, a Dra. Sienna Brookes   ajuda Langdon na fuga do hospital e na corrida para interpretar o misterioso "mapa do inferno" que eles descobrem em um tudo dentro do paletó do simbologista.

O vilão do livro é obcecado pela mais famoso obra literária, A DIVINA COMÉDIA de Dante Aliguieri, e fica a cargo de Robert Langdon encontrar a localização do vírus que pretende acabar com parte da população mundial seguindo as pistas deixada por ele nas obras referentes a Dante. 

Paris, Vaticano, Washington D.C, e agora Itália, são os palcos das obras literárias do aclamado Dan Brown. Talvez, não tão polêmico quanto os outros livros que tem Robert Langdon como protagonista, isso pode desapontar alguns fãs que esperavam algo "mais revelador", porém agrada a todos no sentido de reviravoltas e surpresas, e também para aqueles que "lerem nas entrelinhas" vão poder perceber as sutis alfinetadas que o autor deixa no livro.

Para todos os fãs de boa literatura e é claro, das obras de Dan Drown, o novo livro é sem sombra de dúvida uma boa pedida. Com medo de fazer mais spoillers, termino minha análise por aqui. Boa leitura.



Pedro Almeida 

Recomendações de Leituras do Mesmo autor 

- Fortaleza Digital
- Ponto de Impacto
- Anjos e Demônios
- O Código da Vinci
- O Símbolo Perdido

Nenhum comentário:

Postar um comentário